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Gestão do turnover: uma evolução


Sylvie
28-05-09, 11:56
Olá

O Oles, dia 25/05/2009 anunciou a conclusão da decisão da OVH relativamente à esta proposta.

JBapt
28-05-09, 9:33
Penso que a opção dos 30 dias raramente será usada. Apenas para hardware mais exótico, porque infelizmente não conseguimos calendarizar novas necessidades para daqui a 30 dias.

E sim, pagar para ter a box passado 30 dias, também é algo que poderia ser revisto pela OVH.

asturmas
24-05-09, 22:03
É normal que a OVH tinha de tomar alguma medida contra esse facto, mas acho esta medida um pouco abusiva. Pagar e esperar 30 dias por um servidor não acho que tenha logica mas pronto tinham de tomar alguma medida.

Boa sorte.

oles@ovh.net
22-05-09, 15:00
Olá,
Como já anunciado, as taxas de instalação não permitem gerir
correctamente o turnover de servidores. É por isso que, após um teste de
6 meses, as suprimimos. Vamos testar uma nova opção esperando
que esta permita gerir este problema.

Este problema abrange os servidores dedicados, bem como os RPS.

Como funcionará ?
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Actualmente temos um stock importante de servidores prestes a
serem entregues no prazo de 1 hora. Este stock é muito importante porque trata-se
de 3000 a 4000 servidores (!!). Este stock que está a "dormir" espera as vossas encomendas e
após pagamento os robôs entregam os servidores em menos de 1 hora !

A ideia é propor-lhe os servidores em 3 modos de entrega e de
adaptar este stock de servidores a verdadeiras necessidades. Nem toda a gente
precisa de um servidor em menos de 1 hora.

Vamos então propor 3 tipos de entrega :
- entrega express (máx 1 hora)
- entrega standard (máx 3 dias)
- entrega não prioritária (máx 30 dias)

A entrega express (1 hora máx) permite desfrutar do stock disponível numa
hora. No entanto, esta entrega é um verdadeiro serviço adicional, em menos de 1 hora,
24/24 pode vir à Ovh e ter um servidor, garantido ! Ao nosso nível pomos em stock
servidores que esperem as vossas encomendas. E então como é que estes servidores
esperem (e não são facturados), a Ovh factura-lhe o custo desta espera. Estimamos
à 150% do custo mensal do servidor.

É uma entrega que se dirige a casos excepcionais de emergência ou....
clientes que têm dificuldades em organizar-se e fazem tudo em cima da hora.
E então este custo justifica-se.

A entrega standard (3 dias máx) permite-nos prever e ajustar a produção
de servidores num muito curto prazo. Sendo que a Ovh revê à produção
a 2-8 semanas (as peças chegam de toda à Europa assim como da China)
podemos de maneira excepcional alterar a produção à última da hora
(em menos de 3 dias) para no final entregar os servidores num prazo correcto
de 3 dias. É muito complicado este tipo de alteração de
planificação. Pois, à última da hora, temos de decidir aumentar a produção de
tal produto com tal quantidade e então não produzir outras referências
(então ter um stock de peças que é preciso na Ovh directamente e gerir
o stock de peças que não vão ser montadas).
Estimamos o custo da entrega neste caso a 100% do custo mensal do
servidor. Este tipo de entrega dirige-se à empresas que podem assim
prever os pedidos com alguns dias de antecedência.

A entrega "não prioritária" (máx 30 dias) é compatível com a produção
o que permite então de produzir os servidores que pedem tomando
igualmente em conta o turnover. Assim, poderemos por vezes evitar de produzir os
servidores para aproveitar servidores que não foram renovados. Neste caso, não há
nenhuma taxa de entrega. Este tipo de entrega dirige-se aos particulares que
precisam sobretudo de um servidor sem custo inicial.

O pagamento (na altura da encomenda) continua a ser por 1 mês, 3 meses, 6 meses ou 12 meses.
Nenhum compromisso.

No entanto,se paga por 6 ou 12 meses, a Ovh oferece-lhe a
entrega express. Se paga por 3 meses, a Ovh oferece-lhe a entrega
standard e a entrega express custa apena 50% do custo mensal de um
servidor. É então possível não ter custo inicial desfrutando assim de
um prazo de entrega reduzido.

Finalmente, se a Ovh não cumpre os prazos, reembolsamos-lhe as somas que
lhe foram facturadas. Ou seja, se encomenda um servidor em express mas a
Ovh entrega-o em 1h05, trata-se de uma entrega standard e não express
e devemos-lhe os 50% da entrega. O mesmo se encomenda um servidor
em standard e só o tem 10 dias depois. A Ovh reembolsa-lhe os 100%
da entrega standard. Os reembolsos fazem-se sob a forma de tempo de uso oferecido,
a saber : 15 dias, 30 dias ou 45 dias oferecidos conforme o tipo de entrega e de
atraso da entrega. Não perderão nada, então.

Segunda-feira, vamos pôr em produção as 3 entregas e no decorrer da
semana, vamos retirar o stock de servidores disponíveis em 1h e 72h. Pois,
a Ovh garantir-lhe-á a partir da próxima semana os prazos de entrega .
Não será então mais necessário anunciar no nosso site o stock em tempo real.
Simplificamos então a comunicação no site, aumentando ao mesmo tempo
o valor adicional dos nossos serviços.

Em que medida este novo sistema vai reduzir o turnover ?
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Actualmente, temos uma pressão maluca da vossa parte sobre os prazos
de entrega. " Encomendei o servidor há 35 minutos, ainda não o tenho !".
Lemos isto todos os dias. Temos mecanismos internos que funcionam bem
com os 55'000 servidores e um crescimento importante, é difícil prever
o stock de servidores que temos realmente de ter disponível em 1 hora.
No final, mesmo com um stock importante, arriscamos por vezes não
satisfazer alguns clientes e isso não é nada bom. Depois este stock tem um custo
e é importante para nós de reduzir este custo ou não facturar o valor adicional
que ele representa. Este modo de funcionamento vai permitir-nos gerir melhor
a produção e o stock de servidores. E para você ter garantias fortes sobre as
entregas.

Por outro lado, se não quiser ter um custo inicial vai dar-nos o tempo
para entregar o servidor. Como devemos planificar a produção sobre
2 a 8 semanas, ter 30 dias para lhe entregar o servidor é muito
confortável. Vamos poder ajustar a produção a uma necessidade real em
termos de encomenda e por outro lado desfrutar de stock de servidores que
não renovam todos os meses. E então se deve esperar 20 dias para ter um
servidor, vai "deixa-lo" com menos facilidade. Isto vai abrandar automaticamente
o turnover porque será preciso esperar. Resumindo, adicionamos inercia no
sistema.

Em todos os casos, é a melhor ideia que tivemos até agora (pois, pois)
e é importante para nós tentar gerir este turnover. Qual é à origem
do turnover ? Temos muitos novos clientes todos os meses que chegam
à Ovh. É preciso mais ou menos 2 meses e meio para um cliente testar
a Ovh e ter uma confiança total no nosso funcionamento. Durante estes
2 meses e meio, são testes por todo o lado sobre os servidores mais acessíveis
tipo kemeda ou miniSP ou EG, e então de reboot, de re-instalação, perguntas,
testes ao suporte, à não renovação e então o turnover, e resumindo os
testes de confiança, " o que acontece se eu fizer isto?", "o que a Ovh vai fazer se
fizer aquilo?".l O cliente desenvolve uma opinião investindo pouco dinheiro.
Uma vez que este cliente conhece os nosso limites reais, que terá testado sobre
casos reais, aí, ele encomenda um verdadeiro servidor e é para vários anos.
Simplesmente aí, com a quantidade de novos clientes, o stock geral e o crescimento,
será possível controlar todos os factores.

Amigavelmente,
Octave