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Gestão do turnover: a conclusão


oles@ovh.net
25-05-09, 15:36
Olá,
Sexta-feira, anunciamos algumas evoluções ao nível da entrega de
servidores dedicados. Estas evoluções tinham por âmbito gerir (melhor)
o turnover de servidores.

Passamos o fim de semana a falar com os clientes via mailing-list e
fórum. Era extremamente interessante ter pontos de vista de todos
os horizontes e de todos os países onde a Ovh comercializa os seus produtos.

No final, decidimos não aplicar (!!) modificações e continuar a entregar
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todos os servidores em "express", sem taxa de instalação, sem compromisso,
com 100Mbps por defeito e com preços "muito" interessantes.

Resumindo, não mudamos nada !
Porquê ?
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Quase todos os clientes estavam de acordo com as medidas que íamos
implementar. O facto de entregar os servidores em 1H é uma exclusividade da Ovh.
Mesmo se por vezes temos dificuldades em gerir o stock ou todas as referências e temos
algumas (dezenas) horas (3-4 dias) de atraso, propor um servidor em 1 H tem um grande valor
adicional para os nossos clientes. A ideia de garantir contratualmente esta entrega em
1H com uma facturação especifica responde então uma verdadeira necessidade. Sendo
que para os pagamentos mais demorados, oferecíamos este tipo de entrega motivava
os clientes para pagar sobre 6 ou 12 meses.

Então perfeito, podemos fazê-lo ! Toda a gente concorda ? Vamos !

Não.

Achamos que muitos clientes concordavam com o que íamos propor. Enquanto
que outros clientes deveriam reclamar muito mais. Sentimos que "uma floresta
escondida" talvez não se exprima. Resumindo, tivemos (ou quase) o sentimento que os
clientes estão contentes por pagar 150% a mais para ter o servidor em 1 hora.
Não é normal. Guardamos a ideia mas não a aplicamos para já. Temos de admitir
que nos habituamos a gerir o turnover actual e o que desejamos é que ele não
aumente. Ter 4000 servidores sobre o stock disponível em 1 hora, ok, mas pronto
8000, aí é diferente ! Então com cada vez mais servidores (ultrapassamos 55'000
servidores) o turnover e o stock de servidores disponíveis em 1 hora aumenta. Tentamos
então tomar as medidas hoje para que o problema não seja demasiado importante quando
tivermos 70'000, 100'000 ou 150'000 servidores. Para resumir, optimizar isto tudo. Mas é
também preciso assumir o facto que estamos a tornar-nos o nº1 na Europa. Não podemos
(talvez) fazer um sem o outro ? Hmm ...

Também, temos de dizer que já tivemos um caso de feedback de clientes que não
correspondiam à realidade. Sobre o papel e nas conversas sim o que propunhamos
era perfeito. Na realidade, o cliente comportou-se de modo diferente. Tratava-se de
DC1 (vamos voltar a falar disto em breve). Onde sentimos que algo do mesmo género,
toda a gente diz "que é bem" mas sentimos que a verdade está ausente.

Não alteramos então nada. E rebentamos com a barraca ...

Obrigado pelos vossos feedbacks e os vossos 673 emails (e as nossas 112 respostas) ...

Amigavelmente,
Octave