OVH Community, your new community space.

Os abusos


BT-Revolution
24-01-10, 0:58
Penso que as taxas de activações deveriam ser só para NOVOS clientes.

Quem paga o seu servidor todos os meses e não faz mal a ninguém não deveria ser obrigado a pagar por uma medida que visa o contrário do que estes fazem.

O que pensam os responsáveis da ovh desta sugestão?

Quem é cliente já algum tempo, na minha modesta opinião, devia ficar isento da activação do serviço.


Melhores Cumprimentos.

Sernus
17-01-10, 17:29
Citação Postado Originalmente por bernardo11
É que não é por mal mas estão 11 ligações a encarnado...


É que as velocidades para Portugal estão a deixar muito a desejar, as taxas de setup que chegam os "4098.36€ c/IVA com desconto de 30%" pensava que o dinheiro também era para uma rede decente.

Só para responder ao Octave, "Os Abusos", abuso é o estado da vossa rede e ao tempo que isto se mantém assim, o Sr. Ludgero Gomes pode confirmar que o que eu estou a dizer é verdade, a 1 ano que esta assim desde que a OVH abriu a filial os problemas são sempre os mesmos, eu e o Sérgio Nunes já por diversas vezes reclamamos e nada parece ser feito.

Mas depois quem ouve? São as 3 pessoas da filial que pouco podem fazer para alem de validarem encomendas.
Once again ... No Comment ...

SLB SLB SLB
Glorioso SLB

bernardo11
17-01-10, 17:26
Citação Postado Originalmente por Sernus
No Comment ... SLB SLB SLB Glorioso SLB ....
É que não é por mal mas estão 11 ligações a encarnado...


É que as velocidades para Portugal estão a deixar muito a desejar, as taxas de setup que chegam os "4098.36€ c/IVA com desconto de 30%" pensava que o dinheiro também era para uma rede decente.

Só para responder ao Octave, "Os Abusos", abuso é o estado da vossa rede e ao tempo que isto se mantém assim, o Sr. Ludgero Gomes pode confirmar que o que eu estou a dizer é verdade, a 1 ano que esta assim desde que a OVH abriu a filial os problemas são sempre os mesmos, eu e o Sérgio Nunes já por diversas vezes reclamamos e nada parece ser feito.

Mas depois quem ouve? São as 3 pessoas da filial que pouco podem fazer para alem de validarem encomendas.

Sernus
17-01-10, 17:16
Citação Postado Originalmente por bernardo11
Isto parecia quase propaganda comunista:

http://weathermap.ovh.net/schemes/we...?1263752392355

P.S. Sou CDS!
No Comment ... SLB SLB SLB Glorioso SLB ....

bernardo11
17-01-10, 17:15
Isto parecia quase propaganda comunista:

http://weathermap.ovh.net/schemes/we...?1263752392355

P.S. Sou CDS!

Sernus
13-01-10, 0:47
Fala-se fala-se mas não vejo nada a ser feito

Sernus
11-12-09, 14:51
Citação Postado Originalmente por Ludgero
Uma vez que pediu sinceridade, vou pois empregá-la.
Concordo em muito do que disse, mas evidentemente não são os clientes empresariais o nosso problema. De igual modo não são as nossas ofertas de alojamento gratuito, nem os beta-testings que originam problemas...
Actualmente os testes de novos produtos são feitos por um número restrito de clientes seleccionados.
Boas tardes,

Ludgero, já falamos deste assunto varias vezes por telefone, em relação aos ditos servidores para beta-testing, e como sabes, nunca vi aqui qualquer comentario sobre seja o que for por quem tem os servidores à borla, pelo contrario, quem aqui expressa as opiniões e quem constantemente fala dos problemas da rede etc são sempre aqueles que pagam os seus servidores mensalmente e que possivelmente serão clientes como eu, detendo para cima de uma dezena de servidores. Por isso afirmo mais uma vez acabem com os servidores de beta-tester's so prejudica a ovh a ovh não precisa deles para nada, absolutamente nada.

Em relação as taxas de activação tenho uma opinião muito propria sobre esse assunto, em parte ao ser cobrado a taxa de instalação pode eventualmente levar que alguns com intenções menos propria a não serem clientes, mas como ja foi referido aqui, quem ganha milhares com spam e outras coisas, pagar ou não a taxa de activação para eles é lhes indiferente, logo o objectivo da taxa a esses não se aplica, pelo que cai por terra o vosso objectivo, por outro lado para clientes como eu e pretenderem subir o nivel dos servidores para servidores melhores, e ter que fazer contas com a taxa de instalação parece uma politica errada, devia a ovh ter atenção aos " clientes antigos e que mensalmente renovam os seus servidores ", premear os mesmos com a opção de poderem fazer encomendas sem pagar as ditas taxas, sendo cada caso analizado, e muito bem como refere " Actualmente os testes de novos produtos são feitos por um número restrito de clientes seleccionados.", ora partindo dessa afirmação, as taxas de novos servidores não deviam ser cobradas aos clientes mais antigos e selecionados.

Penso que a politica da ovh neste momento é de fazer render o investimento, com o objectivo de se aproximar dos demais datacenter europeus, visando um lucro maior e mais rapido, deixando cair o objectivo a que a ovh se iniciou.

Um abraço
Sernus

XoK
10-12-09, 22:26
Também acho que a introduçao de taxas de activação não vão resolver o problema.

Fala-se em SPAM.. mas realmente quanto tráfego é que é gerado por utilizadores spammers?
E quanto é que é gerado falhas de segurança, ex. "Mail Injection"?

Dentro da mesma linha de pensamento, existem estatisticas para consumos de P2P, em relaçao a HTTP, FTP, SSH?

My 0,02 EUR

Ludgero
03-12-09, 15:28
Uma vez que pediu sinceridade, vou pois empregá-la.
Concordo em muito do que disse, mas evidentemente não são os clientes empresariais o nosso problema. De igual modo não são as nossas ofertas de alojamento gratuito, nem os beta-testings que originam problemas...
Actualmente os testes de novos produtos são feitos por um número restrito de clientes seleccionados.

Em relação aos feedbacks, o fórum não é suficientemente dinâmico, é verdade. Mas não é por isso que não temos contacto com os nossos clientes. Frequentemente recebemos o feedback e sugestões dos nossos melhores clientes. Aos quais aproveito para agradecer. O canal de comunicação usado é que não é propriamente o fórum.

Outra coisa que temos de interiorizar seja neste, seja noutro negócio é que existem clientes que preferem pagar um pouco mais, muitas vezes pela exclusividade, outras pela qualidade... pelo valor acrescentado que distingue a oferta das demais; mas não é isso que está em questão. Temos muitos clientes e muitos "não clientes" e é óbvio que queremos agradar a todos não apenas aos últimos

Agradecemos também a sua abertura e contribuição neste diálogo que pretendemos iniciar com todos vós.

Já têm uma ideia do que estamos a fazer e quais as nossas contra-medidas para um problema que também já conhecem. É certo que muitos estão "de nariz torcido" em relação a elas, mas agora o que interessa é saber o que devemos fazer para "agradar" (leia-se prestar um serviço de qualidade por um preço justo e com o devido valor acrescentado, não a preço de sabonetes... isso sim ia agradar), pois antes de implementar estas taxas estávamos cientes da vossa reacção !!

Queremos sugestões para encontrar uma solução ideal. Afastado que está, como empiricamente constatado, o lema que a OVH defendeu durante muito tempo : nenhuma taxa de instalação, pagamento mensal, sem compromisso.

JBapt
03-12-09, 14:08
Olá Ludgero,

obrigado pela resposta e abertura em discutir este assunto.

Os pontos que referes, e claro que estava a falar em SPAM, mas percebo que claramente há outras situações como bem referiste, penso que não vão ser os 49 euros que o vão resolver.

Nós debatemos entre nós internamente na empresas, mas penso que nós, empresas legítimas não somos o vosso problema. Penso que o vosso problema é de gestão da vossa rede e do tamanho que a mesma agora tem.

Se estão preocupados com isso, então porque continuam com ofertas de alojamentos grátis e máquinas para beta testing indiscriminadamente?

Não achas sinceramente que se quiserem fazer um beta testing de qualquer serviço, devem orientar-se para os vossos maiores e melhores clientes em vez de "oferecer" servidores a quem pedir primeiro? Achas honestamente que o feedback, sem querer desvalorizar ninguem, de alguém que por acaso pede um servidor primeiro será melhor do que o feedback dos vossos melhores clientes? É que de facto não lembra a ninguém! Vocês sabem perfeitamente quem são os vossos melhores clientes e nada melhor do que ter o feedback de um bom cliente. Mas vocês preferem sim obter feedback de alguém que até pode nem perceber nada da industria? Penso que o feedback de uma empresa especializada da mesma industria será o melhor feedback que poderão obter!

Isto espelha-se claramente no vosso fórum. Um membro da vossa equipa teve que pedir publicamente feedback e até agora um deles o fez...

Não há nada como agradar quem não é cliente, e desagradar os bons clientes... dá que pensar não?

Ludgero
03-12-09, 14:00
A contribuição para uma rede mais "sã" não passa pela contribuição financeira, mas sim pelo empenho e pela consciencialização das medidas tomadas. São difíceis de aceitar, daí a abertura a sugestões.

Cancelar contas a clientes que não honram o estipulado nas nossas políticas de utilização ? Seria ingénuo da nossa parte não o fazer... mas está visto que não serve para desencorajar repetições de abusos...

JBapt, refere e vou citar "A pouco e pouco a OVH deixa de ser competitiva e arranja desculpas baratas para talvez aumentar as margens"

- É exactamente esse o ponto fraco desta medida. Mas os abusos não são só referentes a SPAM, o problema é mais abrangente do que isso.
Frequentemente os nossos servidores são utilizados para ataques informáticos para ganhar controlo de máquinas (buffer overflow) ou para vingança, para propositadamente prejudicar um concorrente, coisas do género...
além do mais, nós não trabalhamos só com servidores dedicados isso também nos prejudica noutras áreas.

Mas o importante é que debatam entre vós, nas vossas empresas, com os vossos gestores e nos façam chegar ideias imparciais que possam ser implementadas em benefício de todos. O que sugerem para combater esta problemática sem prejudicar "os justos" ?

Agradeço desde já, em nome da OVH, as vossas prezadas sugestões

JBapt
03-12-09, 13:16
Citação Postado Originalmente por Ludgero
Se todos queremos uma rede mais limpa, precisamos de contribuir para isso. Podem pensar na taxa de instalação como um investimento (é certo que em média para o primeiro ano de aluguer do servidor, o preço é incrementado em mais de 4€) que a longo prazo será compensado.
Temos que contribuir para isso como assim? Vocês é que estão a comercializar um serviço de aluguer de servidores e nós é que temos que contribuir para isso?

Se me derem acções da OVH talvez penso nisso, porque senão vocês também podem contribuir para a minha empresa, oferecerem-me uns servidores e a longo prazo também serão compensados?

Penso que os vossos 70 mil servidores, sobre a vossa estrutura actual é um pouco de overselling nao?

JBapt
03-12-09, 13:14
Olá Ludgero,

penso que não faz sentido aumentar as taxas de instalação para controlar o SPAM.

Por exemplo, a Pro-Site, a minha empresa vende planos de alojamento. Eu como empresa, posso "oferecer" alojamento a quem quiser com acesso de shell, apesar de não o fazer, mas não há qualquer impedimento para que não o faça. Apesar de ser uma empresa legítima, e caso oferecesse alojamento, seria fácil para um spammer usar os meus serviços, e abusar do vosso sistema na mesma tendo eu pago ou não taxas de instalação.

Acho que a solução para por uma maior transparência e comunicação OVH -> clientes e vice-versa. Vocês devem ter mecanismos suficientes para detectar utilizações fora de padrões normais e avisarem os clientes responsáveis dessas situações. Caso os clientes não hajam de acordo com o estipulado com a vossa política de utilização, e após terem sido notificados, cancelem-nos. O que estou a dizer não é nada de novo. Já existe na industria para cima de 10 anos e falo por experiência própria por já ter desenvolvido sistemas similares para outras empresas similares.

Penso que anunciarem que tem 70 mil servidores em funcionamento não diz assim tanto sobre a OVH, mas é apenas marketing. Quantos desses são ofertas ou betas testing? Quantos desses são clientes 50% satisfeitos ou 90% satisfeitos?

Pessoalmente não vejo a OVH como apenas um fornecedor e quando houver problemas, salto para outro. Compreendo que o vosso sucesso será o meu sucesso e vice-versa. Se exigimos que a estrutura técnica funcione a 100%, penso que vocês também podem exigir que os vossos clientes sejam responsáveis. Exigências responsáveis claro.

Ter um servidor online, vender alojamento a clientes finais e/ou fornecer servidores dedicados são serviços de extrema responsabilidade para os quais muita gente não está sensibilizada, mas cobrar mais por taxas de instalação, penso que não vai impedir ninguem! Os spammers lucram milhoes por ano, acham mesmo que 49 euros vai impedir algum spammer? Penso que evoluirem a vossa estrutura a nivel técnico e de monitorização irá sim ajudar a controlar o spam e outros problemas que tal.

Já agora, aproveito para apontar que o espaço dos backups foi reduzido assim como o tráfego mensal deixou de ser ilimitado. Estas situações aplicam-se para novos servidores apenas (espero eu), mas de facto foram realizadas e penso que pouca gente reparou.

A pouco e pouco a OVH deixa de ser competitiva e arranja desculpas baratas para talvez aumentar as margens, sim porque isto de taxas de instalação para combater o SPAM, desculpem a sinceridade cheira-me a desculpa barata.... talvez barata de mais!

Ludgero
03-12-09, 10:41
Bernardo, compreendemos a sua indignação e a dos demais estimados clientes. No entanto a validação postal pode muito bem ser efectuada com sucesso e o "locatário" ser mal intencionado...
É óbvio que após detectarmos os abusos (ou o que é mais recorrente - sermos avisados da ocorrência de abusos) encerramos os serviços do "abusador" e cancelámos o contrato. Mas já é tarde demais ! O abuso já está feito...

Referem que estão a "pagar os justos pelos pecadores". Imaginem então o seguinte :

Um profissional paga pelos nossos serviços e pretende implementar um servidor de email para um cliente importante ou para a sua própria empresa... E depara-se com o IP do seu servidor numa "blacklist", o que o impede de enviar emails que podem ser vitais para o negócio em questão, logo tem prejuízos que podem ser bem maiores do que uma taxa de instalação.

Com o intuito de evoluirmos para um uso da Internet mais consciente e mais "limpo", a acção que a OVH tomou em relação às taxas de instalação baseia-se no principio da inibição de compra de um servidor "descartável" de baixo custo que pode causar danos quer a terceiros (ataques de Denial of Service, por exemplo), quer à OVH e aos seus clientes (o envio massivo de SPAM coloca a OVH no topo dos ISP que enviam SPAM da sua rede).

Se todos queremos uma rede mais limpa, precisamos de contribuir para isso. Podem pensar na taxa de instalação como um investimento (é certo que em média para o primeiro ano de aluguer do servidor, o preço é incrementado em mais de 4€) que a longo prazo será compensado.

Também é verdade que esta medida vos fará pensar bem antes de alugar um servidor. Mas acham que não vale a pena saber que irão aproveitar de um serviço com maior qualidade e que poderá responder aos vossos requisitos profissionais sem causar "dores de cabeça" ?

Não são só os clientes sérios que vão pensar duas vezes, mas também os "abusadores" que (esperamos nós) se vão orientar para outro lado qualquer e "poluir" menos, certamente, pois pelos nossos preços tão competitivos somos um alvo de eleição para pessoas mal intencionadas...

Sabemos que esta medida pode ser uma "faca de dois gumes", mas estamos inteiramente abertos às vossas sugestões para contornar esta problemática. não hesitem em partilhar connosco, como de costume, as vossas melhores ideias.

bernardo11
02-12-09, 16:18
A OVH em Setembro "congelou-me" a conta do Mnagaer por não ter a validação por carta feita, não é suposto as pessoas que alugam os servidores terem uma morada e um numero de telefone? Então porque cobrar taxas de setup?

heleno
02-12-09, 10:59
49€ isso sim é abusos

JBapt
02-12-09, 10:39
Realmente não faz qualquer sentido! Andam a pagar os justos pelos pecadores!

Parece-me preguiça por parte da OVH porque sabem exactamente quem são os clientes que andam a fazer o que não devem e fácilmente podem ser cancelados.

Acabem também com a treta do beta testing e oferta de servidores. Isso é ridiculo! Penso que a OVH não preciso disso para aumentar o número de clientes.

Como cliente estou extremamente desgradado com esta situação, já para não falar na lentidão constante para o UK.

legionfx
01-12-09, 21:13
Pensamos que as taxas de instalação de 49Euros s/IVA representa um valor
bastante importante para que uma actividade efémera não possa mais ser
rentável mas bastante pequena para que em 6-12 meses o custo global
não mude verdadeiramente. Vamos então aplicar estas taxas de instalação
na totalidade dos servidores que a Ovh propõe e em todas as filiais.
Andam a beber no trabalho ? Não era mais facil simplesmente cancelarem a conta a quem faz asneiras? É que assim pagam todos por a m**** de alguns!

Tipo eu tenho um RPS e tava só a espera de receber para encomendar um Kemeda C-05G mas por 49€ de instalação mais vale pegar nesse guito e actualizar o meu pc para poder ter o meu proprio servidor em casa.

Até porque sou cliente há pouco tempo e sou bastante sincero, tenho pena de não ter descoberto a OVH mais cedo. Mas se não fosse cliente e visse uma taxa de instalação de 49 € num RPS então a pagina da OVH levava logo "X".

O tópico até está certos, os abusos mas neste caso os abusos da OVH.

bernardo11
01-12-09, 0:42
49€ sem iva para RPS? Isto já é roubo a mão armada...

oles@ovh.net
29-11-09, 14:28
Olá,
Fax mais de um ano que andamos as voltas fazendo-nos sempre
as mesmas perguntas e tentando responder a uma problemática
simples : como limitar o turnover ? Como limitar os abusos ?

Com quase 70'000 servidores em locação, o número de abusos não
é proporcionalmente maior que com 10'000 servidores. É a mesma
percentagem, ver menos. Só que com 70'000 servidores, o número
de servidores que abusam é proporcionalmente maio e os clientes
claramente mais "profissionais". Já não falamos de pequenos
abusos ou de abusos, mas claramente de actividade de destruição.
Pois, constatamos que cada vez mais frequentemente que os nossos
servidores são utilizados para cometer pequenas vinganças ou como
meio de fazer cair um site ou um servidor de jogo ou para fazer um
DoS. Por 30Euros em menos de 1 hora dispomos de uma bomba ligada
com 100Mbps pronta a destruir. De mesmo, ao nível de spam, o turnover
faz catástrofes. Não falamos do caso de um "cliente" que encomendou
mais de 20 servidores pegando 1000 IP com cada servidor (felizmente vimos-o
e bloqueamos-o antes que ele possa utilizar os servidores). Com este tipo
de abusos, a nossa rede está tristemente na 3ª posição das redes
que fazem spam no mundo. Tudo isto com algumas dezenas/centenas
de servidores.

Não fizemos todo este trabalho para melhorar as condições dos que
esta actividade é de atingir os outros ! Mas para que o servidor seja
acessível, simples e barato. Visto o número de servidores, penso que
estamos no caminho certo. Agora vamos atacar-nos seriamente a estes
"clientes" que assimilam os nossos serviços a servidores com uso único
e utilizam-nos como tal. Sabíamos-o e a cerca de 14-16 meses tentamos
tomar medidas "inovadoras" para tentar não voltar a pôr em causa o nosso
business modelo que se resuma em 3 princípios : nenhuma taxa de instalação,
pagamento mensal, sem compromisso.

E temos de confessar que não vamos conseguir. Temos de fazer "saltar" um
dos 3 principios afim de partir a espiral que visivelmente não para. Escolhemos
de fazer saltar as taxas de instalação que aplicam-se apenas as novas encomendas.
E então, se nada muda para todos estes clientes que já têm um servidor dedicado.

Há 3 meses, iniciamos o movimento nas nossas filiais, implementando as taxas de
instalação para toda a gama de servidores (menos Kemeda C-05G). Isto dá bons
resultado. Vamos finalizar este movimento com o Kemeda C-05G nas filiais.

Pensamos que as taxas de instalação de 49Euros s/IVA representa um valor
bastante importante para que uma actividade efémera não possa mais ser
rentável mas bastante pequena para que em 6-12 meses o custo global
não mude verdadeiramente. Vamos então aplicar estas taxas de instalação
na totalidade dos servidores que a Ovh propõe e em todas as filiais.

Também nos RPS, porque demos a possibilidade a muitos spammers de
ter uma infra de spam por muito barato. Vamos então agora aplicar
as taxas de instalação de 49Euros s/IVA. Isto limitará o movimento
no RPS e o interesse de esta oferta para as actividades de curto prazo.

Em paralelo, a Ovh está a reforçar as suas ferramentas em 3 eixos :
- detecção e bloqueamento dos ataques para os nossos servidores com
melhor gestão de VM (virtual machine)
- implementação das infraestruturas de protecção contra os ataques (com
filtragem muito agudo dos pacotes inúteis que poderemos propor como
serviço aos que desejam proteger-se).
- as ferramentas para limitar o spam gerado pela nossa rede (com o
bloqueamento da parta 25 de certos servidores que fazem spam e
obrigação de passar pelos SMTP da Ovh que vão filtrar estes spams).
De mesmo, vamos limitar o número dos emails que os clientes partilhados
poderão gerar cada dia.
Estes trabalhos demorarão ainda alguns meses, mas no inicio de 2010
deveríamos ter os primeiros resultados.

Amigavelmente,
Octave