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RPS actualização ... go


oles@ovh.net
23-02-10, 8:14
Olá,
Há cerca de 3 semanas, recebemos por parte de SUN um patch para
o ZFS. Este patch fixa um problema muito importante ao nível da gestão
da nossa infraestrutura de armazenamento para o RPS. Sobretudo ao nível
do tempo de restabelecimento do serviço após o reboot de um filer. Resumindo,
após um crash, uma avaria ou uma manutenção do filer tínhamos de contar 2H
de indisponibilidade do serviço.
Este problema bloqueou-nos na R&D para encontrar soluções a certas problemáticas
como a procura de performance do armazenamento. Preferimos então de blindar
o sistema actual em produção e evitar as avarias que continuar a R&D para propor
mais performance e flexibilidade. De mesmo modo o armazenamento NFS ao nível do
RPS foi gelado. Resumindo, o facto que o armazenamento seja considerado como
lento (1MB/sec) vem dai.

Com este patch, tudo volta a iniciar.

Trabalhamos estas últimas 3 semanas sobre a nova remodelação
da infraestrutura de backup de todos os filers RPS. O problema a
este nível foi multiplicado por 100x: em caso de reboot de um filer
backup era preciso espera 1 semana para ter o acesso e recomeçar
os backups. Agora, com este patch, todo se torna novamente
suportável. Estes trabalhos na infraestrutura de backup de RPS estão
quase concluídos. Esta noite, vamos começar trabalhos nos filers
iSCSI. Isto vai demorar mais alguns dias. E vamos recomeçar os beta
testes de diferentes ideias que temos guardadas e que já utilizamos
no "Cloud" com muitos de feedbacks positivos (se os lemos bem).

No final. deveremos terminar todas estas actualizações e as R&D
com o inicio dos primeiros RPS geolocalizáveis , num primeiro tempo
em Paris (já está em beta) mas sobretudo em Frankfurt e Madrid.

O âmbito é triplo:
- propor plataformas hardware para os jogos online com os tempos de
latência o mais baixo possível
-implementar infraestruturas geolocalizáveis por todo o lado na noss
rede mas também no Japão, USA, Rússia e Brasil com o objectivo de
serviço de difusão de conteúdo junto do visitante e então do WEB cache,
do streaming, ou simplesmente difusão do conteúdo
- trabalhar no conceito do servidor "100% online", ou seja de um servidor
que nunca avaria. Em caso de qualquer problema ou manutenção, a migração
a quente do servidor faz-se automaticamente para outro sitio, incluindo o
armazenamento, e o serviço não conhece interrupção. Nenhuma.

Eis para onde queremos ir com a nossa tecnologia chamada "RPS".
Deve-se então apostar que o produto RPS sob a forma actual não
seja mais possível encomendar dentro de 2-3 meses. E que em vez
disso, vão poder encomendar soluções chave em mão, 1 clique e
simples a utilizar para necessidades especificas com performances
definidas. Os RPS actualmente implementados ficarão assim. Vamos
assumir o serviço desde que o serviço seja pago mas continuando
a melhorá-lo.

Amigavelmente,
Octave