OVH Community, your new community space.

Debian + ispconfig3

RuiR.
04-02-11, 21:25
O cliente ao introduzir no servidor o domínio, se criou a zona DNS, deverá então alterar os DNS como fez para o outro domínio. Se apenas criou a zona no Apache basta então mudar o campo A do domínio.
Li isto com mais atenção e percebi!
Foi só ir ao meu servidor, criar a zona web no apache, fui ao manager, DNS, zona DNS, alterei o IP no campo A e ficou a funcionar logo!
Andava eu já aqui a complicar quando era tão fácil!

Muito Obrigado pela ajuda, já tenho tudo a funcionar neste momento.

ricardo.durao
04-02-11, 12:39
Veja estes links:

Adicionar um domínio:

http://guias.ovh.pt/OvhmDomainInstallation

Veja que poderá logo criar uma base de dados automaticamente associada a esse domínio em específico.

Como facilmente e rapidamente criar um sub-domínio:

http://guias.ovh.pt/OvhmSubDominio

Têm logo um servidor FTP para cada domínio em especifico, veja aqui como:

http://guias.ovh.pt/OvhmFtp

Poderá configurar tudo logo na instalação do domínio...

Apesar de estar baseada num OS de 2006 nós actualizamos regularmente o nosso Webmin + Módulo OVHm, para ser mais "novo", mas a questão de ser mais fácil, o que para nós é simples, para outra pessoa poderá ser mais complicado mas o nosso OVHm foi feito especificamente para tornar simples as questões complicadas.

Adicione no DNS Secundário no seu servidor e depois poderá usar os DNS para alterar nos seus domínios o seguinte:

dns primário: nome do servidor
dns secundário: ns.kimsufi.com/ sdns2.ovh.net, conforme lhe der no Manager e conforme o servidor que tiver.

No entanto se tiver alguma dúvida não hesite em nos questionar que tentaremos ajudá-lo no que necessitar.

RuiR.
04-02-11, 11:53
Algumas dúvidas quanto à Release 2 OVH:
Basta aceder ao Webmin e fazer tudo pelo OVHm? É que o Webmin ''simples'' é um bocado trapalhão para o meu gosto, só quem percebe mesmo é que sabe onde deve mexer e assim.
Dá para criar pelo mesmo OVHm vários sites no servidor? Cada um tendo o seu próprio acesso à sua base de dados?
O que me deixa sempre de pé atrás com a Release 2 OVH é o facto de ser baseada num SO de 2006, sendo assim um pouco desactualizada, penso eu...

ricardo.durao
04-02-11, 10:28
Os domínios quando são adquiridos na OVH normalmente vêm com os nossos DNS e com o IP de "redirect" até que o cliente o "aponte" para algum lado, seja alojamento e/ou algum servidor dedicado.

O cliente ao introduzir no servidor o domínio, se criou a zona DNS, deverá então alterar os DNS como fez para o outro domínio. Se apenas criou a zona no Apache basta então mudar o campo A do domínio.

No entanto para ter igual ao que terá no outro deverá criar a zona DNS no servidor e mudar os Servidores DNS no seu Manager para os mesmos (se assim o configurar) que o primeiro domínio.

Terá de fazer esta acção para estes e para os futuros domínios que adquirir. Não é obrigatório o cliente o seu servidor a funcionar com DNS server, mas sim ter o Apache instalado para lhe mostrar, se houver os Virtual Hosts configurados, a respectiva página WEB, e nestes casos basta então alterar o campo A.

Se desejar que o servdor que têm serve de servidor WEB e servidor DNS terá de alterar os servidores DNS do domínio para os que configurou na máquina.

Se porventura achar que o ISPConfig é algo complicado, deixo a minha sugestão de tentar a release 2 OVH:

http://www.ovh.pt/items/distribuicoe...2.xml?sort=gnu

Como funciona o nosso módulo, o OVHm que terá sido criado por nós para integrar no Webmin:

http://guias.ovh.pt/ManualUtilizacaoOvhm

Em que basta adicionar o domínio e ficará logo com servidor web, dns, email, base de dados prontas a usar apenas com uns simples clicks.

Alguma duvida adicional em relação quer ao ISPConfig ou a outra, tentaremos sempre ajudá-lo na medida do possível.

RuiR.
03-02-11, 22:11
Tenho o domínio indicado em cima a funcionar (pelo menos pelo comando dig parece estar bem configurado). Foi configurado com o DNS Wizard do ISPConfig e criei a zona web para ele.
Agora tenho outro domínio que quero colocar a funcionar no mesmo servidor, já criei a zona web para ele, mas tenho algumas duvidas quanto aos DNS. Eu comprei este outro dominio na OVH e automaticamente no manager apareceram os DNS dns10.ovh.net e ns10.ovh.net. Para ficar a funcionar basta fazer como para o meu dominio principal, alterando apenas os nomes dos DNS? É que de momento quando tento aceder ao dominio ele direciona para http://imp.ovh.net/. Também pode ser pq ainda não se propagou, mas se me pudessem dar uma ajuda agradecia.

ricardo.durao
03-02-11, 15:05
Se tudo estiver "reconfigurado" na máquina, irá funcionar sem problemas.
Ao fazer esses testes sim, são reais. Só se houver algum problema que não seja visível, mas não me parece ser o caso.

À partida, tudo ficará funcional ao mudar os DNS para os "verdadeiros"

RuiR.
03-02-11, 14:49
Obrigado pela ajuda!

Penso que esteja bem configurado:
; <<>> DiG 9.6-ESV-R3 <<>> dominio.com @ksXXXXXX.kimsufi.com
;; global options: +cmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 1777
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 2, ADDITIONAL: 0

;; QUESTION SECTION:
;dominio.com. IN A

;; ANSWER SECTION:
dominio.com. 38400 IN A 94.23..xxx.xxx

;; AUTHORITY SECTION:
dominio.com. 38400 IN NS ns.kimsufi.com.
dominio.com. 38400 IN NS ns1.dominio.com.

;; Query time: 17 msec
;; SERVER: 94.23..xxx.xxx#53(94.23..xxx.xxx)
;; WHEN: Thu Feb 3 15:45:11 2011
;; MSG SIZE rcvd: 90

No manager eu tenho:
Nome do servidor DNS IP do servidor DNS
ns1.dominio.com 94.23..xxx.xxx
ns.kimsufi.com -

A minha dúvida é que eu tinha já isto antes a funcionar, ao fazer estes testes eles são ''reais'', ou ainda podem estar a apanhar dados da antiga configuração?

ricardo.durao
03-02-11, 14:41
Boa tarde,

Normalmente para conseguir verificar se os DNS estão bem configurados poderá fazer de 2 maneiras.

1) dig @servidoremquestão

Com este comando pergunta directamente ao servidor se "conhece" aquela zona específica. Se lhe for dado uma resposta do tipo:

dig nomededominioteste.com @ks356082.kimsufi.com

; <<>> DiG 9.7.0-P1 <<>> nomededominioteste.com @ksxxxxx.kimsufi.com
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: REFUSED, id: 39273
;; flags: qr rd; QUERY: 1, ANSWER: 0, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0
;; WARNING: recursion requested but not available

;; QUESTION SECTION:
;nomededominioteste.com. IN A

;; Query time: 72 msec
;; SERVER: 91.121.xxx.xxx#53(91.121.xxx.xxx0)
;; WHEN: Thu Feb 3 14:34:14 2011
;; MSG SIZE rcvd: 40

Significa que a zona não está bem criada.

Se por acaso lhe for dado algo deste género:

dig nomededominioteste.com @ks356082.kimsufi.com

; <<>> DiG 9.7.0-P1 <<>> nomededominioteste.com @ksxxxxx.kimsufi.com
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 42672
;; flags: qr aa rd; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 2, ADDITIONAL: 0
;; WARNING: recursion requested but not available

;; QUESTION SECTION:
;nomededominioteste.com. IN A

;; ANSWER SECTION:
nomededominioteste.com. 86400 IN A 91.121.xxx.xxx

;; AUTHORITY SECTION:
nomededominioteste.com. 86400 IN NS ksxxxxxx.kimsufi.com.
nomededominioteste.com. 86400 IN NS ns.kimsufi.com.

;; Query time: 72 msec
;; SERVER: 91.121.xxx.xxx#53(91.121.xxx.xxx0)
;; WHEN: Thu Feb 3 14:35:15 2011
;; MSG SIZE rcvd: 40

Significa que o servidor terá como DNS:

primário: ksxxxxx.kimsufi.com (ou outros)
secundário: ns.kimsufi.com (ou outros)

2) De outra maneira pode ser feito conforme indicado pelo meu colega, ou seja aqui:

http://ftp.menandmice.com/knowledgehub/tools/dig

Onde refere:

Nameserver (introduz o DNS que configurou, talvez o seu nome de servidor, conforme o exemplo que tenho vindo a dar)

Domain name, introduz o domínio que quer testar.

A resposta será exactamente a mesma, só que mostrada de outra forma.
Agora tudo depende da maneira que se sente mais à vontade.

Se têm ISPConfig sim, deverá configurar agora toda a zona DNS e servidor WEB (apache) de forma a ter o seu servidor a funcionar como servidor de DNS e web.

RuiR.
03-02-11, 13:25
Instalei o ISPConfig 3 (pack da OVH):
http://www.ovh.pt/items/distribuicoe....xml?sort=mail

Agora preciso criar a minha zona de DNS e zona web, certo?
Como posso ver se os DNS estão a funcionar correctamente? É que como já tinha o meu dominio a apontar para o servidor anteriormente é lógico que mesmo que tenha tudo mal configurado, ele continue a apontar para o servidor, enquanto as novas configurações não se propagam.

Ludgero
02-02-11, 13:34
Boa tarde.

Em princípio sim, deverá ser esse o "hostname" a usar, mas caso o seu amigo tenha alterado alguma coisa... o melhor é verificar qual o verdadeiro nome pelo qual a máquina "se conhece a si mesma". Faça numa consola :

hostname

e use o valor devolvido (partindo do princípio que está correctamente definido).

Quanto à questão :

"E depois crio os 3 clientes com os 3 respectivos dominios? Ou uso ns1.meudominio.com, ficando o servidor logo com um dominio definido e depois crio 2 clientes com 2 respectivos dominios?"

a mesma não é compreensível, não será possível esclarecer a sua dúvida. Talvez seja relativa a alguma especificidade do ISPconfig... e quanto a isso o melhor será consultar alguém que tenha conhecimento na utilização de painéis de administração.

Se a sua questão é genérica e pretende apenas definir uma Zona DNS para 3 nomes de domínios, mas não tem servidor de nomes secundário (O ISPConfig deverá automaticamente adicionar a zona DNS à configuração do Bind e poderá usar o seu servidor ksxxxx como servidor DNS primário), podemos ajudá-lo nessa questão - não hesite em contactar o suporte.

Poderá saber como levar a cabo a última operação consultando o guia de exemplo :
http://guias.ovh.pt/InstalarDNSSecundario
(tenha em atenção que no seu caso o servidor secundário a usar será NS.KIMSUFI.COM), mas cada coisa a seu tempo - certifique-se primeiro que após a adição do nome de domínio ao seu panel de gestão é possível fazer uma query NS directamente ao servidor. Assim saberá que ele responde correctamente (use por exemplo "dig" ou "nslookup" ou uma ferramenta on-line do género de http://ftp.menandmice.com/knowledgehub/tools/dig).

RuiR.
01-02-11, 22:22
Boas!

Actualmente tenho um servidor kemeda com debian e webmin com apenas 1 dominio, mas foi necessário um amigo colocar tudo a funcionar pois na altura devido a um bug qualquer não consegui eu fazer funcionar.

Mas agora pretendo colocar 3 dominios no servidor (3 sites), mas gostaria de usar o ispconfig3 pois permite criar clientes, definir quotas, etc, tudo de forma mais simples em relação ao webmin, uma vez que tem uma interface mais amiga do utilizador a meu ver e como os meus conhecimentos não são muitos penso que será melhor.

Já vi que existe o ispconfig3+debian na ovh, mas é versão beta, então vi um tutorial muito bem explicado para instalar o debian e de seguida configurar para utilizar o ispconfig3:
http://www.howtoforge.com/perfect-se...ot-ispconfig-3
A minha dúvida prende-se é numa questão se calhar básica, mas que não entendo muito bem:
In this tutorial I use the hostname server1.example.com with the IP address 192.168.0.100 and the gateway 192.168.0.1. These settings might differ for you, so you have to replace them where appropriate.
Qual o hostname que uso? Uso ksXXXXXX.kimsufi.com? E depois crio os 3 clientes com os 3 respectivos dominios? Ou uso ns1.meudominio.com, ficando o servidor logo com um dominio definido e depois crio 2 clientes com 2 respectivos dominios?

Obrigado desde já!