We are in the process of migrating this forum. A new space will be available soon. We are sorry for the inconvenience.

Conversão servidor para máquina virtual


Ludgero
23-03-11, 17:06
Boa tarde.

Necessitaria de um equipamento KVM ou de um outro servidor a partir do qual pudesse fazer boot em rede.

Mas pelo que adianta das suas necessidades, talvez o mais prático fosse criar um script de configuração que aplicasse as alterações fastidiosas que pretende evitar.

Recorrer às outras alternativas adiantadas poderá não ser economicamente viável.
Um script de pós-instalação, permitir-lhe-ia fazer uma poupança a vários níveis. Não teria sequer que pensar no espaço adicional para guardar os clones das suas partições.

XoK
23-03-11, 14:40
A minha questão é que após um disaster recovery teria de reconfigurar N serviços existentes no servidor, tendo uma VM conseguiria ver os ficheiros ja configurados.

Embora tenha a documentação step-by-step, existe sempre qualquer coisa que se perde e dá sempre trabalho a investigar como se fez da primeira vez (p.ex. permissões, etc..).

A ideia de fazer o clone do disco não é má, mas como é que pode ser feito em modo "LIVE"? Ou tem de ser fazer um "boot" especial?

É que não estou a ver bem como pode ser feito remotamente..

Ludgero
21-03-11, 8:42
Bom dia.

Isto não é nenhuma sugestão, apenas um pedido de clarificação, pois se compreendermos os seus requisitos, talvez possamos lembramo-nos de algo pertinente para sugerir.

Refere que o sistema/configuração do servidor é extremamente complexo.

Em que é que uma cópia exacta do sistema iria ser menos complexa estando numa máquina virtual ? O sistema seria o mesmo e teria o mesmo nível de complexidade.

__

Quanto a sugestões de ferramentas orientadas para a virtualização, não serei capaz de o ajudar, mas existem várias ferramentas de clonagem de partições e dados nelas presentes que podem ajudar bastante no caso de disaster recovery, mas depreendo que não seja sua vontade recorrer a uma tal ferramenta.

Um bocado a desviar da questão incial:

em breve será possível comprar VPS com algumas das distribuições que são também oferecidas em termos de servidores dedicados.
A oferta será em breve disponibilizada nas filiais OVH.

XoK
18-03-11, 18:57
Boa tarde,

Uma duvida que tenho é a possibilidade de criar uma maquina virtual a partir de um servidor dedicado na OVH.

Isto para mim era estritamente importante como backup, dado que o ambiente/configuração do servidor é extremamente complexo e tendo uma maquina virtual com o ambiente era optimo.

Num disaster recovery conseguiria ter algo muito aproximado à realidade para reconstrução.

A minha questão é a seguinte , com o VMware Converter para Linux, consegue-se fazer uma VM do servidor dedicado?

Alguem ja fez algo do genero ou tem sugestões?

Cumprimentos,