We are in the process of migrating this forum. A new space will be available soon. We are sorry for the inconvenience.

VMware ESXi = Criação de maquina virtual + cpanel

FernandoBF
07-12-11, 14:58
Ok. Vou enviar, e logo posto aqui a resposta.

Obrigado

asturmas
07-12-11, 14:50
Citação Postado Originalmente por FernandoBF
Bom dia asturmas,

Obrigado, eu essa configuração já sabia.. que queria era contornar caso a licença cpanel-vps não funciona-se no esxi, e inventei (ou não) uma outra solução.
Funciona mas em caso de duvidas pode enviar directamente email para a cPanel -> cs@cpanel.net

Se não funcionar o OpenVZ (Proxmox) substitui o VMWare

ricardo.durao
07-12-11, 10:02
Bom dia,

A licença cPanel para VPS que teremos na OVH apenas dará para VPS Virtuozzo ou OpenVZ (distribuição Proxmox). Verifique aqui no site:

http://www.ovh.pt/servidores_dedicados/cpanel.xml

Poderá sempre usar o Proxmox para as suas máquinas virtuais, temos um guia que o poderá ajudar nessas configurações:

http://guias.ovh.pt/ProxmoxBridge

E lá introduzir então o cPanel + Centos e depois pedir no seu Manager a licença cPanel para VPS.

Se nos refere outra licença além da que a OVH vende, terá de ver com quem lhe irá fornecer essa licença para saber se irá funcionar em Esxi.

FernandoBF
07-12-11, 9:15
Bom dia asturmas,

Obrigado, eu essa configuração já sabia.. que queria era contornar caso a licença cpanel-vps não funciona-se no esxi, e inventei (ou não) uma outra solução.

asturmas
07-12-11, 6:03
Citação Postado Originalmente por FernandoBF
Boa noite,

Deixe-me ver se percebi:

1)Servidor Kemeda 16G c/ Esxi
2)Criar VPS.
3)Instalar Proxmox nessa VPS.
4)Criar nova VPS (via proxmox)
5)Nessa VPS (proxmox) intalar o Centos + VPS

Ou estarei a baralhar o funcionamento?

Desde já obrigado, pessoalmente não acho muito lógico.. mas talvez seja possível virtualização dentro de outra
Errado.

2)Criar VPS.
3)Nessa VPS intalar o Centos + VPS

As licenças de cPanel VPS a partida suportam ESXi, ESXi é a versão gratuita do ESX e no fundo é tudo virtualização.

FernandoBF
07-12-11, 1:25
Relato sofre Esxi a funcionar com cpanel/vps.

http://forums.cpanel.net/f5/vmware-e...on-195811.html

Requisitos do sistema:

http://www.cpanel.net/products/cpane...uirements.html

Diz que suporta: VMware® Server, VMware® ESX Server

Não falam do Esxi... Não podem testar isso? Caso desse adquiri automaticamente (e já) outro servidor.

Cumps

FernandoBF
07-12-11, 1:11
Conversa sofre licença cpanel/vps no NDCHOST.

00:44Fernando: licence cpanel-vps works with SO Esxi ?
00:44Fernando: or oly zen and openvz?
00:57Garrett Plasky: cPanel VPS also works with ESX
00:58Fernando: VM Esxi are you sure?
00:59Garrett Plasky: ESX is supported, I do believe ESXi is as well

Aguardo confirmação... deles.
Vocês já testaram? Naquilo do could dá para fazer o teste?

FernandoBF
06-12-11, 22:06
Boa noite,

Deixe-me ver se percebi:

2)Criar VPS.
3)Instalar Proxmox nessa VPS.
4)Criar nova VPS (via proxmox)
5)Nessa VPS (proxmox) intalar o Centos + Cpanel/Vps

Ou estarei a baralhar o funcionamento?

Desde já obrigado, pessoalmente não acho muito lógico.. mas talvez seja possível virtualização dentro de outra

ricardo.durao
29-08-11, 9:46
Bom dia,

O Esxi é uma plataforma de virtualização, ou seja, dará para criar centOS + cpanel sem problemas, pois sendo uma plataforma de virtualização conseguirá ter todos os sistemas operativos que desejar, desde que tudo bem configurado.

No entanto e neste caso não será possível a utilização da nossa licença cPanel para VPS pois a mesma é só para Openvz (Proxmox) ou Virtuozzo.

Ao adquirir Proxmox consegue centralizar todas as licenças na OVH, uma vez que lhe permite utilizar as nossas licenças cPanel para VPS.

Infelizmente a questão das opções não poderá ser assim tão linear, porque o que nós preferimos, o cliente pode não dar-se bem com o Sistema de Virtualização. Por exemplo, pessoalmente prefiro a plataforma Esxi, mas teremos muitos clientes que preferem Proxmox por usarem à mais tempo e estarem mais habituados.

Isto serve para demonstrar que tudo depende da experiência de cada um e do "à vontade" que cada um tem.

O Esxi, Proxmox e Xen serão sistemas de virtualização gratuitos, pelo que se quer a minha opinião, adquira o servidor com Esxi, pois é o sistema operativo que necessita de um processador com VT, ou seja, um Kemeda 2G leva Proxmox e Xen mas não permite Esxi. Portanto ao adquirir um servidor com Esxi, ele levará sem problemas com Proxmox e Xen.

Experimenta o Esxi mediante os nossos guias, pois indicam-lhe tudo o que necessita de saber para a criação de máquinas virtuais e as configurações de rede e se porventura não se adaptar experimenta Proxmox e por sua vez a seguir o Xen.

Assim poderá experimentar os três e depois no fim verifica o que melhor se adapta às suas necessidades e é de mais fácil utilização. Assim, no final, terá a resposta a "o que é mais fácil e é melhor para mim"

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo

FernandoBF
25-08-11, 19:34
Pelo que percebi, a vossa licença cpanel vps, só funciona com um SO especifico vosso

A minha duvida é, o cpanel + centos via "maq. virtuais" dará no esxim?
Seja a licença comprada onde calhar.

Containers Virtuozzo isto é pago...

OpenVz o que diz dele?

Xen não acha boa opção?

Tenho que tomar uma decisão, pois quero comprar a maquina quanto não existe taxas de setup.

Cumps

ricardo.durao
12-08-11, 11:07
Bom dia,

Em relação ao uso do Esxi, será algo "simples", embora com um pouco de prática se consiga fazer as coisas mais rapidamente e sem quaisquer confusões.

Teremos um guia que o pode ajudar na criação de uma máquina virtual e na configuração de rede da própria máquina, tendo por base o uso de Mac Virtual para o IP dedicado aquela "máquina virtual" em questão:

* Criação de uma máquina virtual:

http://guias.ovh.pt/VmwareEsxi4

* Atribuir um Mac Virtual a um determinado IP:

http://guias.ovh.pt/DedicadoMacVirtual

* Configuração da rede, de forma a poder "pingar" e trabalhar na máquina virtual fora do servidor dedicado:

http://guias.ovh.pt/BridgeCliente

Com a criação das máquinas virtuais, fica com vários "servidores" dentro de um só, podendo atribuir-lhes a memória e o disco que pretende, podendo criar os Sistemas Operativos que desejar, o que por vezes é excelente nomeadamente quando precisamos de ter ambientes de testes, não havendo portanto a necessidade da compra de vários servidores para testar Sistemas Operativos diferentes.

Uma das boas vantagens do Esxi é que com as imagens dos discos das suas Máquinas Virtuais, ou seja, os ficheiros .vdmk, consegue migrar as suas máquinas virtuais de uma máquina para outra sem qualquer problema.

Em relação ao cPanel, infelizmente a licença que possuímos para o cPanel VPS será para a utilização em Containers Virtuozzo ou em OpenVz, com a utilização do Sistema Operativo Proxmox.

É possível que talvez consiga adquirir a licença junto da cPanel de forma a poder utilizar então a licença no sistema operativo em questão.

Poderei ainda indicar-lhe que a nossa oferta Private Cloud, Datacenter Privado Virtual, é baseado no Sistema Vmware com a consola VSphere e as suas dezenas de "boas" funcionalidades.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo

FernandoBF
11-08-11, 19:41
Olá,

Soube atraves do vosso suporte telefonico da "suspenção" das taxas de instalação.
Ora bem, vou aproveitar a "onda" já que queria trocar de servidor a bastante tempo

Bem duvidas:

Honestamente nunca trabalhei com o VMware ESXi mas sei que é relativamente simples.

A minha questão baseia-se no seguinte, eu actualmente (++ de 2 anos) tenho um servidor kemeda onde pago mais de licença (cpanel) do que o servidor, o que é ridículo.

Já experimentaram esta "solução" ?
Poupo na licença cpanel.. e poderei criar VPS para eu próprio testar as minhas aplicaçoes.

Falaram de Xen e OpenVZ (apesar de saber da existencia delas, muito primeiro do que o ESXi... o ESXi só pela interface da aplicação Vsharpe dá imensa vontade de mexer).
Não encontro é grandes topicos relativos a este assunto, o que me leva a crear que isto não deve ser possivel.

Qual seriam as restrinçoes do ESXi, ou vantagem...

Partilhem a vossa expriencia, eu já trabalho com servidores a mais de 8 anos... demorei.. mas graças a deus, actualmente sei bem os procedimentos de segurança, backups, iptables, etc etc.
Eu estou mesmo interessado nisto, pois cá na empresa testei durante mais de um ano o Ispconfig 3, e estou extremamente contente com os resultados obtidos.
Também cheguei a conclusão que o cliente final não desfruta do cpanel... e tudo muito bonito no inicio... mas ou é para webmaster ou poucos são os que exploram aquilo....
E quero-me meter a trabalhar com outros SW.
Mas como é obvio, não quero ariscar em migrar os meus clientes do meu actual servidor para uma VPS à toa... mas também não quero pagar mais do que 2 mensalidades em 2 servidores, pretendo no 3 mês.. já estar no minimo seguro com o Exsi para tranferir tudo.

Obrigado e desculpem o "testamento" um abraço