ricardo.durao
12-07-12, 17:02
Boa tarde,
Sim, de facto o kpartx é o que se deve utilizar, uma vez que, pelo que verifico, existem duas formas de montar imagens LVM. Depende das partições e pelo que sei existem as 'not lvm partitioned' e as 'lvm format' e neste último caso, não é possível utilizar então os normais comandos de "montagem" das partições/discos.
No caso do XenServer, o normal é a utilização do LVM format, daí ser necessário a utilização do kpartx. Como indicado por si, e corretamente, não o teríamos instalado no modo de rescue. Após uns pequenos testes e após confirmação que não se conseguia a 100% montar as partições LVM, instalamos então o kpartx no modo de rescue.
No entanto, após uns testes, verificamos que mesmo assim não se consegue instalar. Veja os comandos efetuados e o output obtido no "final":
root@rescue:/dev# kpartx -av /dev/VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414/VHD-d532ae0b-3b5c-49e9-89f7-2e0bcc17468c
root@rescue:/dev# vgscan
Reading all physical volumes. This may take a while...
Found volume group "VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414" using metadata type lvm2
root@rescue:/dev# vgchange -ay VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414
4 logical volume(s) in volume group "VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414" now active
root@rescue:/dev# mount /dev/VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414/VHD-d532ae0b-3b5c-49e9-89f7-2e0bcc17468c /mnt/
mount: you must specify the filesystem type
________
O estranho será igualmente o output do parted:
root@rescue:~# parted /dev/dm-3 unit gib print
Error: /dev/dm-3: unrecognised disk label
Deveria ser possível de ser montado, mas infelizmente acabamos por não o conseguir, quer sem o kpartx, quer depois com o kpartx. De notar que a partir de agora o kpartx estará incluído no modo de rescue, tendo sido adicionado durante a tarde de hoje.
Quando tal voltar acontecer, basta seguir os passos indicados pelo meu colega, ou seja, pedir no ticket o desbloqueio em modo HD de forma a conseguir verificar o problema, claro está, sempre indicando que não colocará nenhum serviço online até tudo estar devidamente verificado e corrigido.
Com os meus melhores cumprimentos
Ricardo
Sim, de facto o kpartx é o que se deve utilizar, uma vez que, pelo que verifico, existem duas formas de montar imagens LVM. Depende das partições e pelo que sei existem as 'not lvm partitioned' e as 'lvm format' e neste último caso, não é possível utilizar então os normais comandos de "montagem" das partições/discos.
No caso do XenServer, o normal é a utilização do LVM format, daí ser necessário a utilização do kpartx. Como indicado por si, e corretamente, não o teríamos instalado no modo de rescue. Após uns pequenos testes e após confirmação que não se conseguia a 100% montar as partições LVM, instalamos então o kpartx no modo de rescue.
No entanto, após uns testes, verificamos que mesmo assim não se consegue instalar. Veja os comandos efetuados e o output obtido no "final":
root@rescue:/dev# kpartx -av /dev/VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414/VHD-d532ae0b-3b5c-49e9-89f7-2e0bcc17468c
root@rescue:/dev# vgscan
Reading all physical volumes. This may take a while...
Found volume group "VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414" using metadata type lvm2
root@rescue:/dev# vgchange -ay VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414
4 logical volume(s) in volume group "VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414" now active
root@rescue:/dev# mount /dev/VG_XenStorage-2c105b61-f9a5-6dad-058d-657984238414/VHD-d532ae0b-3b5c-49e9-89f7-2e0bcc17468c /mnt/
mount: you must specify the filesystem type
________
O estranho será igualmente o output do parted:
root@rescue:~# parted /dev/dm-3 unit gib print
Error: /dev/dm-3: unrecognised disk label
Deveria ser possível de ser montado, mas infelizmente acabamos por não o conseguir, quer sem o kpartx, quer depois com o kpartx. De notar que a partir de agora o kpartx estará incluído no modo de rescue, tendo sido adicionado durante a tarde de hoje.
Quando tal voltar acontecer, basta seguir os passos indicados pelo meu colega, ou seja, pedir no ticket o desbloqueio em modo HD de forma a conseguir verificar o problema, claro está, sempre indicando que não colocará nenhum serviço online até tudo estar devidamente verificado e corrigido.
Com os meus melhores cumprimentos
Ricardo