OVH Community, your new community space.

SD 2013 Reloaded Cloud Hybrid Ready


oles@ovh.net
26-06-13, 17:30
Olá,

Temos o prazer de anunciar a evolução da nossa gama de servidores dedicados e de vos propor a nova gama "2013 Reloaded"

------------------------------------
Necessidades encontradas
------------------------------------

Analisamos os vossos feedbacks sobre as gamas precedentes, quer em termos técnicos, quer em relação aos "porquê?" e "porque não?".
A questão "porquê?" é a base da nossa reflexão. É esta questão que nos move no quotidiano e as demais questões poderão ser consideradas secundárias...

Eis algumas tendências quanto às necessidades :

- Cada vez mais clientes utilizam as ofertas Cloud mas, têm por vezes necessidades de muitas ações I/O numa VM. Nós propomos storages com discos SSD, mas mesmo a taxa de I/O que é possível obter não é suficiente.
É pedida com frequência a possibilidade de poder ligar um pCC/pCI/VPS a um servidor dedicado. o pCC é uma oferta genial para rapidamente poder criar VMs e um servidor dedicado é perfeito para alojar bases de dados ou um SO bare metal.

- Muitos clientes pedem a possibilidade de utilizar serviços como os NAS-HA mas, numa rede privada com possibilidade de patilha com um servidor dedicado e outras infraestruturas presentes nos datacenters OVH.

- Muitos pedidos de infraestruturas sem rede pública (!!). Apenas uma rede privada. Com efeito, cada vez mais empresas colocam os seus serviços informáticos na "nuvem", mas não querem ter IPs públicos. Querem aceder à sua infraestrutura através de uma rede privada, com VPN através de ADSL/VDSL/SDSL dedicada ou um link 1G/10G em fibra ótica.

- Vários pedidos de uma gama de servidores para virtualização com base na ferramenta ESXi na sua versão gratuita, ou seja, servidores com somente 32 GB de RAM e possibilidade de boas taxs de I/O para poderem alojar o máximo de VMs que possam num único servidor.

- Vários pedidos de servidores Tier-4, ou seja, servdiores para aplicações "críticas" : 2 verdadeiras alimentações elétricas por servdior e bastante poder de CPU e muita RAM para correr softwares que não podem ser otimizados.

- Alguns pedidos de infraestruturas do tipo PRA (Plano de Retoma de Atividade). Trata-se de 2 tipos de arquitetura :

a) o cliente gere a infraestrutura principal nas suas instalações e externaliza uma infraestrutura secundária ligada através de uma rede privada;
b) o cliente gere a infraestrutura principal que está alojada nos nossos datacenters e pretende uma segunda infraestrutura num dos nossos outros datacenters e pretende uma rede privada entre as duas infraestruturas;

- Várias empresas têm muitos dados/arquivos para armazenar nas nossas infraestruturas (SD, pCS, pCA) e desejam interligar as nossas infraestruturas de forma privada e "multi datacenter" para as suas necessidades de backup. o objetivo é o de ter o máximo de segurança entre as trocas de dados e melhor gestão da confidencialidade dos dados armazenados nos nossos datacenters.

- Necessidades jurídicas / contratuais. Alguns clientes têm necessidade de arquivar dados nos seus servidores dedicados e ter replicação desses dados em vários datacenters com mais de 100Km de distãncia entre eles.
A "arquivagem" dos dados é efetuada em períodos regulares (1H, 1D, 1S, 1M).

Eis um resumo dos "porquê?" que agrupamos para as necessidades técnicas. Esse resumo é feito em 2 pontos :

- melhoramento as performances de armazenamento nos servidores dedicados;
- evolução do serviço vRack para um novo tipo de vRAck ao qual vamos chamar "vRack 1.5" e "vRack 2.0"

---------------
Reloaded
---------------

A gama Kemeda já responde na perfeição à necessidades de um servidor pessoal com 1 ou 2 discos e uma quantidade razoável de RAM e poder de cálculo. Não vamos fazer alterações nesta gama.

A gama SP tem uma boa aceitação e responde às necessidades de alojamento de sites Web de uma empresa ou "WebAgency". É uma boa plataforma para começar a virtualizar e fazer armazenamento de arquivos ou fazer backup.
Todavia, faltava um servdior com RAID HARD e melhor performance na gama SP. Decidimos então adicionar o "SP RAID-HARD" a 99 Euro/mês (+IVA) com um CPU Xeon, 32GB de RAM, 2 discos e ligação de rede a 100Mbps.

A gama EG evolui bastante para se adaptar ao VMware ESXi gratuito e passa de 64 GB de RAM para 32 GB. A gama MG não sofre alterações em termos de RAM.
Quer na gama EG, quer na MG mantemos os excelentes E5-1620 et E5-1650 que são, respetivamente, os modelos 4cores/8Threads e 6cores/12Threads.

Trocamos completamente a plataforma de armazenamento com a inclusão da MegaRAID 7541 de nova geração, com capacidade para 6Gbps et 3 opções :

- CacheVault
- FastPath
- CacheCade

propomos então 4 EG e 4 MG com as seguintes configurações:

- 2x2TB, RAID-HARD, CacheVault

- 2x160GB SSD, RAID-HARD, CacheVault e FastPath

- 2x2TB, RAID-HARD, 1x80GB SSD, CacheVault e CacheCade

- 2x600GB SAS, RAID-HARD, 1x80GB SSD, CacheVault e CacheCade

O CacheVault é uma nova tecnologia que substitui a bateria de recurso das placas Raid-Hard. É agora utilizada uma memória flash ultra rápida que permite guardar em cache as informações antes de as escrever nos discos e que previne que se tente escrever nos discos quando se deteta um corte elétrico "abrupto".

O FastPath permite uma gestão mais eficiente dos SSD, melhorando a taxa de I/O.

O CacheCade gerido pela placa MegaRaid permite ter, numa certa medida, performances SSD em discos de grande capacidade. Trata-se de uma configuração híbrida que utiliza com muito maior frequência o disco SSD mas, que utiliza os discos SATA/SAS para o armazenamento principal. A mistura destas 2 tecnologias permite-nos ter performances I/O muito boas.

O miniHG continua com 128 256 GB de RAM, desafiando toda a concorrência, com Raid-Hard e placa de rede 10G.

O HG evolui de forma profunda. Até aqui utilizávamos chassis com backplanes ativos. Isso permitia poder trocar discos diretamente e alojar até 36 discos por servidor. Esta plataforma é bastante dispendiosa e decidimos comercializá-la sob a denominação "BIG HG".
O BIG HG será proposto com 12, 24 ou 36 discos, ou em versão "personalizada". Para melhorar as performances de disco e CPU no HG, mantendo o preço de referência de 299Euro/mês (+IVA), utilizamos um novo chassis que permite usar até 4 discos (em vez de 36). Resultado : o HG é proposto com 2 CPU ultra-potentes E5-2670 12cores/24Threads, 128GB de RAM e de diferentes tipos de dicsos, como nos EG/MG :

- 2x1TB SAS, RAID-HARD, CacheVault

- 2x160GB SSD, RAID-HARD, CacheVault e FastPath

- 2x1TB SAS, RAID-HARD, 1x80GB SSD, CacheVault e CacheCade

- 2x600GB SAS, RAID-HARD, 1x80GB SSD, CacheVault e CacheCade

O primeiro ponto já está a ser coberto : melhorar as performances do armazenamento de dados.

A gama Reloaded compreende também o vRack 1.5 e vRack 2.9 que estão em curso de construção.
Amanhã falarei sobre o vRack.

Amigavelmente,
Octave