We are in the process of migrating this forum. A new space will be available soon. We are sorry for the inconvenience.

Lançamento da gama 2014


ricardo.durao
19-12-13, 13:03
Boa tarde,
A "Gama 2014" de servidores dedicados foi lançada. 2 meses de reflexão e 3 semanas de implementação. Estamos contentes por termos chegado ao inicio deste ciclo e agradecemos a todos os nossos clientes que foram particularmente pacientes, e em alguns dos casos, bastante construtivos nos seus feedabcks.

Se verificarmos as encomendas registadas desde há 3 semanas, a nova gama 2014 agrada bastante. Passámos de 150 000 a 156 000 servidores em menos de 20 dias, o que nos faz pensar que deveremos atingir os 160 000 até ao final do ano. O nosso novo "business model" parece funcionar, mas vamos aguardar 3 meses antes de "gritar" vitória.

Visualizámos 3 segmentos de mercado: "*Entreprise*", "*Hosting*" e "*Infraestructure*" em que cada segmento corresponde a 33*%. A gama "Entreprise" tem um boost de CPU e RAM para responder às necessidades dos clientes exigentes que desejam o melhor hardware ao melhor preço. A gama "Hosting" é perfeita para a partilha de recursos e a sua consolidação. Ela permite obter um melhor rácio de recursos/potência/preço/ip do mercado. Para terminar, a gama "Infraestructure" que evidencia as quatro zonas de datacenters e a rede interna que as liga. A construção das infraestruturas complexas, multi-datacenter e evolutivas nunca foi tão simples.a

Implementámos igualmente a "ultra-personalização" dos nossos servidores. Os nossos concorrentes propõem 3 a 4 tipos de servidores, os audaciosos propõem uma dezena de referências. A OVH propõe 130 referências diferentes de servidores. Efetuamo-lo graças á personalização de cada servidor. O nosso cliente não é o "grande público", mas os profissionais que possuem diferentes necessidades. O objetivo é o de responder a todas as necessidades e a todas as utilizações, graças à personalização do hardware em menos de 2 horas após a encomenda. É um grande desafio industrial que nos obriga a rever a organização dos datacenters para poder entregar estes 130 tipos de servidores diferentes em 120 segundos para os modelos de base e em menos de 2 horas para os personalizados.

Para termos sucesso na "ultra-personalização", além de termos de rever a organização interna temos igualmente de rever as relações com os nossos fornecedores. Já começamos as reuniões/discussões e as assinaturas de novos contratos que nos permitirá ter um fornecimento do hardware em "tempo real". De facto, até agora eramos nós que geríamos o stock das peças que utilizávamos na contrução dos servidores e agora desejamos que sejam os fornecedores a fazê-lo por nós. Isto permite-nos construir cada vez mais servidores por mês com uma maior reatividade. O ideal é o de efetuarmos a encomenda das peças todas as manhãs com base nos servidores entregues nas últimas 24h, e receber as peças, no máximo 48h após a encomenda. Desta forma poderemos monitorizar melhor as variações das encomendas dos nossos clientes sem gerir as ruturas de stock.

Em 2009, a gama de servidores em OVH.pt começava a 69 euros por mês. Nesse momento cometemos um erro: quisemos tornar os servidores de entrada de gama em OVH.pt mais acessíveis, e decidimos descer o preço para 59 euros por mês, mais tarde para 49 euros por mês e finalmente para 39 euros por mês. Ao invés de continuarmos a ser agressivos no mercado, decididimos criar uma nova marca, continuando a propor os servidores em OVH.pt a partir dos 70€ por mês, ou mais. Desta forma, este preço mínimo permite-nos investir constantemente em novos datacenters, na rede e claro está, no hardware de última geração. Fazê-lo em 2014 significa que o preço de entrada da gama OVH *será* de 80 euro por mês. É o preço que nos permite estar na vanguarda da tecnologia e que nos permitirá ser capazes de disponibilizar os servidores mais recentes, com maior potência e mais opções incluídas e inovantes.

Para os clientes que procuram a melhor relação preço/hardware, imaginámos, justamente, uma nova marca: "SYS", que vem de SoyouStart.pt. OS servidores SYS estão disponíveis a partir de 30 euros por mês. Esta gama é destinada aos clientes que procuram então a melhor relação qualidade/preço e que não necessitem de opções. Como tal, se OVH.pt perde um cliente pelo motivo de que o cliente não pode adquirir um servidor que custa 80 euros por mês, orientamo-lo para a gama SYS que foi pensada para ele. São servidores potentes com bastante ram, uma rede de qualidade a um preço sem concorrência. Porém, se o cliente decidir migrar da OVH.pt para o "SYS", deixa realmente a OVH.pt. Em "SYS" é necessário criar um novo identificador de cliente para aceder a um novo manager, manager esse que é isolado do manager da OVH.pt. Os IPs failovers não podem ser migrados da OVH.pt para SyS. Numa palvra, o SYS é um verdadeiro concorrente da OVH.pt.

Decidimos finalmente expandir o papel "marketing" da marca "Kimsufi.com". O nosso objetivo são agora os estudantes e todos aqueles que desejam dar inicio ao seu negócio nas infraestruturas Web, não só em França mas em todos os países do mundo. O objetivo é o de permitir a descoberta das tecnologias que propomos a um preço muito baixo, a partir de qualquer lugar no planeta. Graças a estes servidores que começam nos 5 euros por mês, desejamos que descubram o grupo OVH e a sua galáxia de serviços. Não ganhamos dinheiro com os "Kimsufis.com" mas também não perdemos dinheiro com eles. O papel da gama "Kimsufi.com" não é o de fazer negócio mas sim, ser a porta de entrada para OVH.pt. Trata-se de servidores antigos que já não são tecnicamente atrativos para os clientes existentes. Estes servidores já foram largamente amortizados, mas que constituem um excelente hardware para começar uma atividade a um preço mais baixo.

O suporte que asseguramos em "Kimsufi.com" é igualmente "não crítico". Por defeito monitorizamos o servidor e se ele deixa de responder a ping, nós intervimos para verificar e resolver o problema. Em caso de problemas "não standards", o cliente pode criar um ticket de incidente no fórum, e as nossas equipas analisam o pedido do cliente de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 19h.

O suporte SYS é o mesmo que propomos em OVH.pt. Monitorização dos servidores 24/24h e suporte através de e-mail ou telefone para conselhos comerciais, técnicos, bem como para a declaração de incidentes.

O suporte em OVH.pt irá evoluir para um suporte "follow the sun", baseado nas nossas equipas em França, Tunisia e Canadá. Desejamos alargar o campo de competências para duas categorias de clientes. Os parceiros, que estão entre o seu cliente final e a OVH e necessitam de um suporte "FastPath" com uma reatividade elevada. Do outro lado, os nossos clientes finais tem necessidade de uma pequena intervenção nos seus servidores para os pequenos problemas do quotidiano. O suporte "Advanced", previsto para o final de Janeiro, deverá responder às novas problemáticas dos nossos clientes.

O que nos resta efetuar?
- Em Kimsufi.com trabalhamos num servidor a 5 euros por mês. Trata-se do Galileo. Recebemos as primeiras amostras e já demos inicio aos testes "alpha"
https://twitter.com/olesovhcom/statu...68594869760001

- A gama "Backup" em SYS chegou esta semana. A gama é baseada em dois servidores com 2x4TB e 6x4TB de disco a partir de 50 euros por mês.

- A gama "Game" em SYS. Estamos atualmente a testar diferentes tipos de CPU para podermos construir uma gama para os jogadores e os profissionais de "Gaming". Certos CPU terão "overclock", oferecendo assim uma relação performance/preço que não é possível encontrar no mercado.

- A gama "Storage" em OVH.pt. Prevemos ter à vossa disposição o Intel Avoton C2750 8c/8t 16G com 3x4TB e o Avoton C2750 8c/8t 32G com 7x4TB. Estes dois servidores terão a rede 1x1G garantidos e 1x1G no vRack. Propomos também o BIG-HG em JBOD com 12, 24 e 36 discos de 4TB em SAS com 1x10G de rede pública e 1x10G no vRack. Visamos o mercado Cloud Storage (OpenStack, Swift, Ceph...) e o mercado de backups. O nosso serviço pCS (Public Cloud Storage) será ele mesmo baseado neste hardware e irá permitir-nos ter um preço que, em comparação com os nossos concorrentes americanos, será 50% mais baixo.

- A gama "HPC" na OVH. Graças à nossa filiale Oxalya, temos acesso ao mercado HPC no Cloud e aos seus diferentes tipos de clientes. Verificamos que existem muitas coisas a fazer nesse segmento devido às diferentes utilizações dos clientes.

- A gama "BigData" na OVH irá evoluir para os novos BIG-HG em JBOD com 2, 4, 12, 24 e 36 discos e o máximo de CPU/RM, seja em 1G ou em 10G.

- Todos os servidores dedicados em OVH.pt poderão beneficiar das opções de largura de banda garantida e utilizar até 3Gbps de largura de banda por servidor
http://forum.ovh.pt/showthread.php?9...banda-opcional

- Vamos propor o armazenamento em Pens USB
http://forum.ovh.pt/showthread.php?924-Pens-USB

- Fornecemos agora uma garantia nos preços e na disponibilidade dos servidores em caso de alteração da gama e isto durante 6 meses
http://forum.ovh.pt/showthread.php?9...isponibilidade

Independetemente dos servidores dedicados, estamos a trabalhar na escolha do hardware para lançar a gama "pCI" no final de Janeiro. Seremos capazes de ter um preço 33% mais baixo que os nossos concorrentes americanos, assegurando a garantia dos recursos graças ao "pci 2.0". Nas VPS, procuramos melhorar a nossa oferta VPS Classic e propor igualmente uma VPS Dedicada que se irá basear na tecnologia "pCI 2.0". A gama Dedicated Cloud será renovada em Janeiro com uma nova geração de CPUs. Prevemos igualmente construir novas infraaestruturas que nos permitirá, esperamos, duplicar o número de clientes em 2014, nomeadamente graças à nossa parceria com a Microsoft e graças ao lançamento do "Hyper-V as a Service" no Dedicated Cloud. Estamos atualmente a melhorar o hardware do conjunto de servidores onde está implementado o ambiente de alojamento partilhado. O objetivo é o de melhorar as performances de execução do código PHP/MySQL de 4-5x e de preparar a infraestrutura para acolher os primeiros serviços PaaS com o NodeJS para começar.

Amigavelmente
Octave