OVH Community, your new community space.

Renovação automática (Auto-renew)


ricardo.durao
03-09-14, 12:38
Bom dia,
Desde há alguns meses que estamos a trabalhar no projeto de alteração do
nosso sistema de faturação. Ele já teve o seu tempo. Desde há 15 anos que
as vossas necessidades evoluíram, o Cloud instalou-se e é importante que a
OVH evolua igualmente nesse sentido.

Porquê?
Quem não se esqueceu um dia de renovar um serviço?
Todos os dias recebemos chamadas de ajuda indicando "o meu serviço expirou
ontem". Além disso, para gerirmos melhor o turnover, é necessário saber
se um serviço será, ou não, renovado. Desta forma, desejamos propor-vos
novos serviços com um modo de faturação bastante simples (à la Cloud)
e não o podemos efetuar com o sistema de faturação atual.

O projeto é complexo pois propomos os serviços em 4 universos, Web, Infra,
Cloud e telecom, mas também os propomos em 12-15 países. Decidimos caminhar
então, passo a passo, efetuando o PoC (Proof of Concept) nos KS e SYS em
França.

Acabámos de colocar em produção o novo sistema de encomendas, muito simples,
em 1 clique. Os clientes que já possuam um servidor KS/SYS, poderão renovar
o seu serviço durante o mês de Setembro e passar ao novo contrato.
Ou caso não pretendam, o serviço irá terminar. O sistema de auto-renovação
é muito simples: 1 clique para parar um serviço, 1 clique para iniciar um
novo. Nada a enviar ou assinar. A faturação faz-se de forma paralela.

Na OVH decidimos dar inicio ao projeto faz 18 meses ao rescrevermos o
ManagerV3 para o ManagerV6. O V3 era monolítico, tudo num só. O V6 é uma
"interface/IHM" e uma "APIv6". Falta-nos a seção Domínio/E-mail, e depois
poderemos encerrar o V3.

Em paralelo, faz 8 meses, decidimos rescrever todo o nosso sistema de base
de dados interno que utilizávamos há 15 anos e decidimos isolar as infraestruturas.
Por um lado queremos ter as APIv6 com as suas bases de dados e por outro
as APIs das Infraestruturas. Decidimos deixar o bloco monolítico e rescrevemos
absolutamente tudo. O objetivo é o de gerir 100x mais serviços sem que isso
afete a performance, permitindo uma maior flexibilidade comercial com escalabilidade
sem limites. Todavia, falta-nos 2-3 meses para darmos inicio à migração
dos serviços para o novo sistema. A nova encomenda e a auto-renovação chegarão
ao mesmo tempo. Falamos de Novembro.

Estamos a efetuar trabalhos de fundo para melhorar o serviço que vos oferecemos
e vamos simplificar, simplificar e simplificar.
Demos conta que para irmos mais além teríamos de reconstruir tudo. Toda a OVH
vibra a este ritmo: grandes mudanças profundas, repensar os grandes projetos.
Mesmo que sejamos uma grande empresa de 800 pessoas com uma presença mundial e
com equipas em 15 países, o espírito é um só: ir mais além e sempre a inovar, embora
de outra forma. Vai encontrar o nosso estado de espírito (tacháraaaan) aquando
do nosso Summit a 7 de Outubro em Parais, ao qual chamamos "Renaissances"
(Renascimentos), terminado em "S". Muitas surpresas virão, mas não posso dizer mais...
http://www.ovh.com/fr/events/summit2014/

Amigavelmente
Octave